salão comunitário

araçatuba 2005

perfil
contato
home

SALÃO COMUNITÁRIO EM ARAÇATUBA


o programa
O programa previa um salão comunitário flexível e informal que permitisse diferentes formas de utilização, inclusive como um auditório. O salão deveria também constituir-se em uma unidade autônoma, que pudesse ser utilizada independente da escola.

o projeto
O salão foi concebido como uma planta quadrada, subdividida diagonalmente de forma a arranjar um pequeno palco em um dos cantos do prédio e distribuir as cadeiras da platéia em forma de leque. Os dois lados concorrentes mais próximos da escola têm o fechamento em caixilhos que associam vidro liso e policarbonato alveolar. Os dois lados concorrentes mais distantes da escola foram compartimentados em áreas de apoio do palco e sanitários. Como este deveria ser um espaço de múltiplo uso é possível, alternativamente, encerrar o setor de platéia por meio de cortinas do tipo blind ou cobri-la com painéis de piso removível, tornando toda a área plana.

a estrutura
A estrutura do salão é formada por pórticos de madeira atirantada travados por uma pérgula que se projeta para fora do edifício. Os pórticos ganham altura em direção aos cantos opostos diagonalmente. Assim dois cantos têm a mesma altura – 4,20m. O canto mais próximo da escola tem 5,50 e o canto mais distante chega a 8,20m. Esse incremento de altura se deve ao fato de que o topo das vigas rodam em torno central na direção norte/sul. Assim, o canto que acomoda o palco torna-se mais alto para acomodar os refletores de som. Essa simples manobra estrutural dota o espaço de intenso movimento – as vigas parecem descrever no ar o deslocamento dos remos de um barco.

comerciais
residenciais
institucionais