teatro municipal de limeira

1996

 

 

perfil
contato
home

TEATRO VITÓRIA

A praça central de Limeira divide seu espaço entre árvores e um antigo teatro que necessitava de uma reforma urgente já que possuía palco e foyer exíguos. Para ampliar o foyer foi projetado um pavilhão de vidro interligado ao prédio antigo através de um pequeno túnel também de vidro. Sua estrutura é formada por uma malha trapezoidal rígida de vigas de madeira. Como essa malha quase não sofre deformações, os pilares metálicos ficaram reduzidos à seção mais delgada possível. Têm as dimensões dos montantes dos caixilhos de vidro com os quais se confundem. O pavilhão está colocado sobre um podium que deixa o volume levemente elevado do chão tornando a transição entre os níveis da praça e do teatro mais suave.

 Para ampliar a área interna utilizamos retiramos os camarins que estavam situados atrás do palco para poder ampliar suas dimensões. Os camarins foram re-instalados sob o palco usufruindo de espaço amplo e iluminação natural advinda de um poço de iluminação. O telhado do palco também foi refeito em um nível mais alto para aumentar consideravelmente seu pé-direito que era muito acanhado para acomodar cenário e maquinário.

A ponte de iluminação, a cabine de projeção e os praticáveis foram todos projetados dentro da técnica teatral atual de forma a modernizar toda a instalação. O corpo do teatro foi reformado internamente, mas sem alteração das paredes da caixa, mas o pé-direito foi aumentado para ajustar o volume que assim ficou acusticamente correto. O salão recebeu painéis acústicos tanto nas paredes quanto no teto para melhorar as condições sonoras e ao mesmo tempo servir de suporte para a passagem da tubulação de ar-condicionado e demais instalações.

 

 

 

 

institucionais
comerciais
residenciais