secreteria de educação

santa bárbara d'oeste 1995

perfil
contato
home

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

O prédio surgiu de um ponto de partida sui generis. A Prefeitura de Santa Bárbara do Oeste comprou o esqueleto estrutural de um prédio de apartamentos, uma obra não concluída. Queria utilizá-lo para a instalação da Secretaria de Educação e uma Escola Profissionalizante. A estrutura existente era de concreto armado, com 3 andares e preparado para receber muitas paredes divisórias internas como convém aos apartamentos. Já a Secretaria associada à escola necessitava de mais 4 andares, com diferentes pés-direitos e de preferência quase sem partições. A estrutura, portanto, tornou-se o ponto nevrálgico do projeto, pois havia uma séria contradição entre acrescentar mais pavimentos e carregar em excesso o esqueleto existente. A solução tornou-se viável com a utilização de uma estrutura metálica o mais delgada possível e de paredes leve do tipo drywall.

Um segundo problema gerado pela adaptação do prédio era a necessidade de integrar os níveis em que seria instalada a escola. Nossa solução foi de deslocar a torre de elevadores para fora da estrutura de forma a gerar um vazio no meio do prédio através do qual todos os pavimentos da escola mantêm-se em contato visual. Os dois últimos pavimentos têm pé-direito mais alto para abrigar o auditório e na cobertura um salão de esportes. A Secretaria, de sua parte, usufrui da mesma integração vertical.

A composição de duas estrutura diferentes, sem continuidade visual ou material ficou resolvida através do recobrimento de todas as fachadas com brises-soleils colocados 30cm à frente da caixilharia de vidro. Além de impedir a entrada de calor, os brises uniformizam as fachadas. Foram projetadas 3 tipos de abertura dos brises, formando faixas que correspondem à maior ou menor necessidade de sombreamento ou visibilidade exterior. Assim, formam uma espécie de degradé de aberturas que vai se alternando ao longo da altura do prédio.

comerciais
residenciais
institucionais