PORTA DO SOL

SÃO PAULO

1988/2006

perfil
contato
home

LOJA PORTA DO SOL

Além dos critérios e programa de necessidades usuais de uma loja, este projeto deveria prever a eventual necessidade de divisão do prédio em duas partes já que a área total era bastante superior à que é comumente utilizada por uma loja. Assim, abrimos no centro da loja um vão com pé-direito duplo ocupado por uma escada generosa que também poderia ser dividida ao meio. E de fato esta adaptação acabou sendo necessária. A Porta do sol era uma grande loja de atacado de biquínis e por isso ocupava toda a área do prédio. Mais tarde, quando deixou o imóvel, o proprietário viu-se obrigado a divida-la ao meio para alugar para diferentes usos.

De resto todo o espaço e aberturas seguiram a mesma lógica de buscar um desenho flexível que permitisse essa divisão e que estivesse apoiado nas necessidades comuns de todas as lojas. Assim, as vitrines foram concebidas como grandes aberturas, mas completamente neutras, sem uma delimitação de espaço ou mudança de nível. O interior da loja segue a mesma flexibilidade, conformando-se em um espaço aberto que permite diferentes disposições de mobiliário.

Para a loja Porta do Sol, foram desenhados cabideiros, araras, balcões e mostruários leves, em geral colocados sobre roldanas de forma a que a loja original já pudesse usufruir da flexibilidade do espaço. A escada foi executada com uma estrutura metálica leve, com apoio central e generoso balanço de cada lado. Quando dividida em duas, a estrutura central incorporou-se à parede nova deixando a mostra apenas os balanços em uma e outra loja.

institucionais
residenciais
comerciais