casa d

são paulo 1990

perfil
contato
home
institucionais

CASA D

Promovemos uma reforma radical na casa tradicional existente no sentido de transformá-la em uma casa moderna. O volume exterior que originalmente apresentava-se como um sobradinho de quatro águas tornou-se uma caixa com contorno preciso. O interior compartimentado teve suas paredes demolidas para alcançar a continuidade espacial da planta-livre.

As salas reunidas em um espaço contínuo se definem através do desenho espacial. Entre a sala de jantar e a de estar foi inserido um volume rodado a 45º que funde lareira e lavado. Esta quebra de ortogonalidade do desenho auxilia a definir os diversos espaços evitando a compartimentação. No pavimento superior conforto é a palavra chave, definidora da concepção dos espaços. O quarto do casal foi reorganizado para acomodar um closet, o escritório e os quartos das filhas receberam o desenho de móveis especiais e os banheiros foram totalmente redesenhados.

Ao mesmo tempo, também em busca da modernidade compatível com a vida atual, ampliamos o contato entre interior e exterior. Assim, todas as aberturas foram modificadas. As portas das salas ganharam amplitude borrando os limites entre o dentro e o fora. O piso da sala de jantar prolonga-se em um tabuado de madeira que fica pendurado sobre o jardim ao fundo, enquanto que o jardim da frente foi elevado para manter um contato mais vivo com a sala de estar. No pavimento inferior uma saleta abre-se inteiramente para o jardim atrás. As aberturas e paredes no pavimento superior receberam uma segunda camada exterior formada por painéis cimentícios coloridos e janelas do tipo ideal que por fim ficam protegidas por brises móveis de madeira.

comerciais

residenciais