institucionais

 

prédio carmo

são paulo 2005

perfil
contato
home
comerciais

RUA do CARMO e CARMELITAS

No começo do século XX foram construídos 2 sobrados na rua do Carmo e 2 na rua dos Carmelitas unidos pela divisa de fundo. Com o passar dos anos, os 2 sobrados da rua dos Carmelitas foram destruídos, sobrando apenas a fachada frontal. Já os sobrados da rua do Carmo permaneceram intactos. Foram considerados de interesse histórico apenas no que concerne à fachada e volumetria, sendo tombados com esta restrição.

Estando localizados em pleno centro de São Paulo era desejável aumentar ao máximo o aproveitamento dos terrenos, indo de encontro ao necessário adensamento da área central. Assim, decidiu-se por um restauro com grande ampliação de área para abrigar 20 apartamentos de 50 m2 e 2 lojas. O grande desnível entre ruas foi aproveitado para separar as entradas dos diferentes usos. As lojas se abrem para a rua dos Carmelitas e o conjunto de apartamentos têm a entrada comum voltada para a rua do Carmo. Por esse acesso pode-se alcançar um pequeno edifício de 4 pavimentos que se organiza em “L” em torno de um pátio de luz sobre as lojas. Aí foram implantados os apartamentos que se abrem para o pátio através de balcões metálicos animando a vida interior do prédio. As lojas e o prédio têm fachada própria, deixando, assim, a fachada original dos prédios demolidos preservada como se fosse uma ruína, um testemunho do passado.

Os 2 sobrados remanescentes tiveram fachada e volumetria preservadas, mas seu interior foi reformado radicalmente. Como o pé-direito antigo era muito elevado, o novo interior oferece espaço para 8 apartamentos distribuídos pelos novos pavimentos. Também estes usufruem de um pequeno pátio de iluminação nas proporções do original. A estrutura tanto nova quanto a de reforço são em esqueleto metálico com vigas e pilares delgados já que os vão são bastante pequenos. Assim puderam ser embutidos nas paredes sem prejuízo para a área. O fechamento é em painéis cimentícios conjugados com painéis de vidro e de venezianas de diferentes aberturas. O jogo de painéis permite bom controle de iluminação e ventilação ao mesmo tempo em que dota o prédio de uma escala humana e variada.

residenciais